Revista IBDFAM - Famílias e Sucessões - Edição 03

A proposta desta edição é a discussão de temas polêmicos, apresentando doutrinas sobre matérias diversas como “Redesenhando os contornos do direito de filiação: a incidência do afeto na coposição da família contemporânea”, por Thiago Felipe Vargas Simões. Já Alexsandro de Araújo Trindade analisa a concorrência sucessória entre companheiro e o colateral. Voltaire de Freitas Michel apresenta uma análise histórico-filosófica dos precedentes sobre abandono afetivo, do Superior Tribunal de Justiça. Rafael Calmon Rangel aborda “Pedidos implícitos nas ações familistas”.


Cláudia Aoun Tannuri apresenta, em parecer, um estudo sobre a inconstitucionalidade do § 5o do artigo 10 da Lei n. 9.263/96 - Planejamento familiar (ADI 5097 – DF). Em decisão comentada, Alberto Raimundo Gomes dos Santos analisa um caso de reparação civil, por abandono afetivo, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.


Em contribuição estrangeira, Valéria Zanete analisa o instituto da adoção internacional.

Ainda nesta edição: jurisprudência e acórdãos selecionados, atos normativos e novidades legislativas, noticiário e ementários com decisões inovadoras para o Direito das Famílias e Sucessões.

 

Ronner Botelho

Editor

Utilizamos cookies e identificadores anônimos para controle de audiência, navegação, segurança e publicidade. Ao aceitar a nossa Política de Privacidade ou permanecer navegando em nosso portal, você concorda com essa utilização.