Revista IBDFAM - Famílias e Sucessões - Edição 00

A discussão de temas polêmicos é a proposta desta edição, que apresenta doutrinas sobre matérias diversas, como “Alimentos compensatórios e divisão dos frutos e rendimentos dos bens comuns: não dá para confundir!” por Maria Berenice Dias e Felipe Matte Russomanno. Maria Regina Fay Azambuja analisa “A interdisciplinaridade e o conteúdo dos laudos: instrumentos para a garantia da proteção da criança vítima de violência sexual”. Luiza Helena Lellis Andrade de Sá Sodero Toledo e Fernanda de Carvalho Lage abordam “A intervenção do IBDFAM como amicus curiae: atuação em defesa da afetividade como cerne de todas as famílias”. Maria Goreth Macedo Valadares trata “Os meus, os seus e os nossos: as famílias mosaico e seus efeitos jurídicos”. Victor Macedo dos Santos aborda “ O abuso do direito nas relações existenciais familiares”.

 

Em Contribuição Estrangeira, Patrícia Karinne de Deus Ciríaco aborda a dignidade humana e sucessão do companheiro, fazendo uma conexão necessária para o grito em apelo à mudança legislativa e tecendo as regras sucessórias pelo mundo. Em Resenha Bibliográfica, Eduardo Ponte Brandão analisa o livro “ A angústia das crianças diante dos desenlaces parentais”, de Lenita Pacheco.

 

Na seção Tese, Marianna Chaves analisa, em sua dissertação de mestrado, o panorama das uniões homoafetivas no Brasil, em Portugal e no mundo, traçando a evolução histórica e jurídica do tema, além de uma exposição de motivos pelos quais a união homoafetiva deve ser legalmente reconhecida.

 

Ainda nesta edição: jurisprudência e acórdãos selecionados, atos normativos e novidades legislativas, noticiário e ementários com decisões inovadoras para o Direito das Famílias e Sucessões.

 

O Conselho Editorial da Revista é composto por grandes autoridades em Direito das Famílias e Sucessões, a saber: Giselda M. F. Novaes Hironaka, Luiz Edson Fachin, Maria Berenice Dias, Paulo Luiz Netto Lôbo, Rodrigo da Cunha Pereira e Rolf Madaleno. O Conselho Científico é composto por Aída Kemelmajer de Carlucci (Argentina) – Cecília Grosman (Argentina), Enrique Varsi Rospigliosi (Peru) – Euclides Oliveira (Brasil), Francesco D. Busnelli (Itália) – Francisco Cahali (Brasil) – Giselle Groeninga (Brasil), Gustavo José Mendes Tepedino (Brasil) – Jorge Duarte Pinheiro (Portugal), Michael R. Will (Suíça) – Paulo Lins e Silva (Brasil) – Sílvio de Salvo Venosa (Brasil), Tânia da Silva Pereira (Brasil) – Zeno Veloso (Brasil).

 

Ronner Botelho

Editor

Utilizamos cookies e identificadores anônimos para controle de audiência, navegação, segurança e publicidade. Ao aceitar a nossa Política de Privacidade ou permanecer navegando em nosso portal, você concorda com essa utilização.